Pesquisa na web!

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Triângulos mágicos!



A utilização das ferramentas de formas geométricas no illustrator depende da criatividade ou da curiosidade. A segunda opção gera experiência e esta é progenitora da excelência.

Neste post vou apresentar alguns procedimentos interessantes para serem aplicados a um simples e reles triângulo.

1º - No Illustrator (Pode ser qualquer versão, eu estou usando a CS3), na barra de ferramentas, selecione a ferramenta “Polygon Tool” pressione a tecla “Alt” e clique em qualquer área do papel, defina a quantidade de lados “Sides” para 3 em seguida clique em “OK”.


2º - Ajuste o triângulo para o formato desejado modificando cores, tamanho e etc.

3º - Abra a janela dos símbolos “Window/Symbol” e arraste o triângulo para dentro. Este procedimento criará um símbolo na biblioteca permitindo o uso das intâncias no papel.
OBS: Uma instância é a cópia que sofre todas as alterações realizadas no símbolo.


5º - Selecione a ferramenta “Rotate Tool” (Tecla “R”). Aplique a ferramenta primeiro definindo o ponto de rotação (segure tecla “Alt” e de um clique na ponta do triângulo).


6º - Abrirá a janela de configuração, coloque o valor de 20º para a rotação e clique em “Copy”, você verá o triângulo rotacionado, para repetir a operação aperte as teclas “Ctrl + “D” simultâneamente.



7º - Dando um duplo clique no triângulo na janela symbols o illustrator abrirá a área do símbolo para a edição do elemento gráfico (triângulo). Qualquer modificação refletirá em todas as instâncias duplicadas no papel.


8º - Você poderá utilizar umas das ferramentas de distorção na barra de ferramentas. Para este tutorial vou utilizar a “Twirl Tool” e rotacionar as áreas desejadas, ao terminar, clique na barra cinza superior na seta ao lado do nome do símbolo “Triângulo” para sair da área do símbolo.





PRONTO! Daqui para frente é só você entrar no símbolo e alterar o triângulo para o formato que desejar e isso será refletidos nas instâncias.

Espero que tenham gostado!
Visitem os links do Google!
Comentem o Post!

3 comentários:

Emanoel Batista disse...

Kacete bixu! muito paw.

Kyara disse...

ae marcosa ^^ ótimas dicas!!! gostei muito, parabéns!

Eduardo Jr. disse...

Ei cara! Autas dicas pauleiras aí no teu blog hein?! Continua aí pô...Muito paw esse lance das alterações nas instâncias...