quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Triângulos mágicos!



A utilização das ferramentas de formas geométricas no illustrator depende da criatividade ou da curiosidade. A segunda opção gera experiência e esta é progenitora da excelência.

Neste post vou apresentar alguns procedimentos interessantes para serem aplicados a um simples e reles triângulo.

1º - No Illustrator (Pode ser qualquer versão, eu estou usando a CS3), na barra de ferramentas, selecione a ferramenta “Polygon Tool” pressione a tecla “Alt” e clique em qualquer área do papel, defina a quantidade de lados “Sides” para 3 em seguida clique em “OK”.


2º - Ajuste o triângulo para o formato desejado modificando cores, tamanho e etc.

3º - Abra a janela dos símbolos “Window/Symbol” e arraste o triângulo para dentro. Este procedimento criará um símbolo na biblioteca permitindo o uso das intâncias no papel.
OBS: Uma instância é a cópia que sofre todas as alterações realizadas no símbolo.


5º - Selecione a ferramenta “Rotate Tool” (Tecla “R”). Aplique a ferramenta primeiro definindo o ponto de rotação (segure tecla “Alt” e de um clique na ponta do triângulo).


6º - Abrirá a janela de configuração, coloque o valor de 20º para a rotação e clique em “Copy”, você verá o triângulo rotacionado, para repetir a operação aperte as teclas “Ctrl + “D” simultâneamente.



7º - Dando um duplo clique no triângulo na janela symbols o illustrator abrirá a área do símbolo para a edição do elemento gráfico (triângulo). Qualquer modificação refletirá em todas as instâncias duplicadas no papel.


8º - Você poderá utilizar umas das ferramentas de distorção na barra de ferramentas. Para este tutorial vou utilizar a “Twirl Tool” e rotacionar as áreas desejadas, ao terminar, clique na barra cinza superior na seta ao lado do nome do símbolo “Triângulo” para sair da área do símbolo.





PRONTO! Daqui para frente é só você entrar no símbolo e alterar o triângulo para o formato que desejar e isso será refletidos nas instâncias.

Espero que tenham gostado!
Visitem os links do Google!
Comentem o Post!

3 comentários:

Xablair Emanoel Batista disse...

Kacete bixu! muito paw.

Anônimo disse...

ae marcosa ^^ ótimas dicas!!! gostei muito, parabéns!

Anônimo disse...

Ei cara! Autas dicas pauleiras aí no teu blog hein?! Continua aí pô...Muito paw esse lance das alterações nas instâncias...

Mapinha simples no Illustrator CS5

 Com a ferramenta "Seguimento de linha", crie linhas conforme o desenho acima. Para tanto, clique, segure o botão e arraste no s...